Com os avanços tecnológicos e novas formas de obtermos informação e entretenimento fica a pergunta se os meios de comunicação tradicionais irão cair no ostracismo.
Por enquanto quem vem perdendo campo de atuação é a tv aberta que em uma década sofreu queda de 25% de audiência, segundo o Ibope esse público migrou ou para outros canais, e ai se inclui a tv paga, ou então para outros aparelhos, tais quais celulares, tablets, dvds etc.
Porém algo que preocupa quem depende de publicidade é a queda do share na tv aberta, o percentual de queda foi de cerca de 2%, o share pode ser entendido como a quantidade de pessoas que estão efetivamente com a tv ligada.
Esse ano a tv aberta já registrou queda de cerca de 7% de audiência no horário entre 7h e 0h.
Os principais canais perderam tanto em audiência quanto em share, a queda mais acentuada foi registrada pela Rede TV que registrou perda de 22% dos pontos e 16% do share, a rede Record e a Band perderam 7% de audiência, já a maior rede do país a rede Globo registrou perda de 9% da audiência e 2% do share.
A única rede que apesar de ter queda de 4% de audiência conseguiu ter um aumento de 3% na participação foi o SBT.
Agora cabe a tv aberta produzir material de qualidade para que consiga cativar seu público e fazer com que essa queda eminente seja cada vez menos sentida.